quarta-feira, 17 de setembro de 2014

FIM DO BRASIL IMPÉRIO E INÍCIO DO BRASIL REPÚBLICA


Em 15 de Novembro de 1889 teve início o Brasil Republicano, período de Nossa História que se estende até aos dias de hoje. Neste ano o Marechal Deodoro da Fonseca declarou a Proclamação da República dando um ponto final no Império Brasileiro que havia sido governado pelos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II e pelos membros do Governo Regencial.


Acontecimentos do Brasil República


• A REPÚBLICA VELHA

Os primeiros 41 anos do Brasil Republicano ficaram conhecidos como República Velha, período em que o Brasil foi governado pela oligarquia cafeeira da região sudeste.

• A ERA VARGAS

A dominação política dos senhores do café seria afetada pela crise econômica que afetou o mundo em 1929. Os opositores do governo uniram-se aos militares do Movimento Tenentista na tarefa de derrubar a República do Café com Leite.
Em 1930, políticos oposicionistas e militares do exército deram um golpe de estado e fizeram de Getúlio Vargas a personificação do Estado Brasileiro. Os 15 anos do governo Getúlio Vargas ficaram conhecido como Era Vargas.

• REPÚBLICA POPULISTA BRASILEIRA

Em 1945, ao final da Segunda Guerra Mundial, Getúlio Vargas deixa o poder brasileiro. No mesmo ano, Eurico Gaspar Dutra tornasse o primeiro presidente eleito da chamada República Populista. Anos depois Getúlio Vargas, maior nome da politica brasileira, tiraria sua própria vida em nome de sua honra.

• DITADURA MILITAR BRASILEIRA

Em 1962 o Populismo no Brasil passou a ser sinônimo de Comunismo. Os grupos políticos de direita incentivaram os militares brasileiros a derrubarem o governo de João Goulart. Com a desculpa de conter o avanço do comunismo no Brasil, as Forças Armadas brasileira deram um golpe de estado e passaram a governar o Brasil.

• A REPÚBLICA NOVA

O regime militar brasileiro chegaria ao fim com a eleição que elegeu Tancredo Neves como Presidente do Brasil. Infelizmente o presidente eleito faleceu antes de tomar posse. Em seu lugar assumiu o governo vice Presidente, José Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário